top of page
white-crinkled-paper-texture.jpg
Mapinha-03.png

NOTÍCIAS | AGECOM FEEVALE

“Mais Pesado é o Céu”: vida real e representatividade marcam o longa que estreou no 51º Festival de Cinema de Gramado

Em entrevista à Agecom, a atriz Danny Barbosa comenta sobre seu papel no filme e na indústria audiovisual.

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Por Keila Massaia


“Mais Pesado é o Céu”, longa cearense dirigido por Petrus Cariry, fez sua estreia durante o 51º Festival de Cinema de Gramado. A produção reúne nomes conhecidos, como Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Buda Lira e  Danny Barbosa. A trama acontece no interior do Ceará, na cidade inundada de Jaguaribara. Os protagonistas do filme vêm de direções opostas, mas o passado e as dificuldades no caminho de cada um deles é o que vai refletir na sua conexão.


Além de retratar a realidade difícil dos personagens, a fome e falta de perspectiva, a narrativa também chama a atenção pela sua abordagem. Danny, que dá vida a atendente Letícia, destaca que a produção “aborda aspectos das relações humanas dos mais diversos jeitos, como a sororidade, união de forças entre mulheres”. Na família disfuncional que Petrus Cariry traz, a atuação da mulher é fundamental. Elas criam uma rede de apoio em defesa da realidade machista e do patriarcado. Em uma rede de proteção, não há espaços para julgamentos.


O filme também abre espaço para outro debate: o da representatividade. Cinema é lugar de mostrar perspectivas diferentes, e já passou da hora de abrir as portas para falarmos sobre o assunto. Danny, que é roteirista, atriz e diretora, foi a primeira mulher trans a se destacar no mundo cinematográfico na Paraíba. “O mercado precisa entender que pessoas trans também devem ocupar espaços.  Coloquem as pessoas trans nas produções, mas não apenas porque são trans, mas porque precisamos naturalizar essa questão”. O mercado para pessoas trans apresenta as mesmas demandas, mas as batalhas são muito mais numerosas, iniciando na luta para a conquista de espaço e representação. Quantas produções executadas por pessoas LGBTQIAPN+ você já assistiu?






Mapinha-03_edited_edited.png
agecom feevale .png

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2022. Agecom Feevale
bottom of page