Camada%201_edited.png
Camada%201_edited.png

Especial CORONAVÍRUS

edição 2020/01

logo stencil branco transparente.png

Fotos: Alexandre Steinbach

logo stencil branco transparente.png

Estas são as reportagens da edição 2020/01. Talvez você também queira ver:

 
Humor em tempos de crise

Artistas levam humor às redes como forma de enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia

Por Betina Ludwig

Atualizado em 14 de abril às 15:30 horas

Sorrir em meio a um cenário de dificuldades é um tanto desafiador. Diante da pandemia causada pela Covid-19, ser leve tornou-se um desafio. Por todos os lados, notícias e relatos nada animadores. A atriz, professora de teatro e gestora do Departamento de Cultura de Dois Irmãos, Thais Backes, tem criado conteúdo nas redes sociais para tentar minimizar os efeitos causados pela crise.  Com  bom humor e inteligência ela tem se destacado com vídeos postados no Facebook e Instagram.

IMG-20200424-WA0021.jpg
 
Professora Thais Backes cria vídeos humorísticos
Consumo consciente

A pandemia do coronavírus e a corrida ao “ouro” nos supermercados

Por Brayan Martins

Atualizado em 23 de abril às 18:00 horas

Crédito_Marcelo_Camargo_ABR.jpg
Foto: Marcelo Camargo/ABR

- “O leite aumentou 50% nas distribuidoras desde que começou o coronavírus. Está um absurdo!”

- “Claro, são tudo uns mercenários!”

É assim que acontece o diálogo entre a dona de um mini mercado e seu funcionário, na cidade de Novo Hamburgo. Em meio à pandemia causada pela Covid-19, os mercados tentam manter-se abastecidos com os itens básicos para suprir a demanda dos clientes, que buscam a cada dia manter suas despensas cheias com os mantimentos necessários. A maior procura por produtos passou a acontecer devido à propagação acelerada do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social no Brasil e no mundo. Ficar em casa mais que uma opção individual se tornou uma necessidade coletiva para frear o avanço da doença.

Em nota, publicada no dia 16 de março de 2020, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) informou que tem monitorado a situação dos estabelecimentos no país e que não foram identificados casos de problemas de desabastecimento. No Rio Grande do Sul, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) afirma que a situação segue normalizada, assim como no restante do país. O único produto em que há dificuldades de abastecimento é o álcool em gel. Para os demais, o fornecimento segue normalizado.

 
Enfrentando a pandemia

Coronavírus e a pandemia que mudou os rumos de 2020

Por Betina Ludwig

Atualizado em 23 de abril às 16:00 horas

A Covid-19 trouxe incertezas para 2020. Em busca de respostas, pesquisadores procuram soluções para amenizar os efeitos e propagação do novo Coronavírus. O combate a pandemia é uma luta comunitária.

foto feevale 2.jpg
3cd5aa05-0fc1-4a9e-b739-a576dd13680c.jpg
Professores Caroline Rigotto e Fernando Spilki
 
Fake News

Fake News: Coronavírus

Por Mariana Giacomet

Atualizado em 17 de abril às 17:00 horas

quadrinho-corona.png

Os inúmeros casos de Covid-19 pelo mundo estão causando muita preocupação e medo. A todo o momento novas notícias sobre o vírus circulam por vários veículos de comunicação. Entretanto, essas informações não estão apenas em canais confiáveis. Na atualidade, é comum que as pessoas espalhem informações sem saberem se é verdade. Conhecida como fake news, este neologismo espalha desinformação e causa confusão. Nesta matéria, vamos mostrar algumas informações falsas que tem se propagado pela internet.

Ilustração: Juliana Dörr Arnold
 
Jornalismo em tempo real

Em meio à pandemia, Jornalismo muda para informar mais

Por Victória Meneghetti

Atualizado em 6 de abril às 17:24 horas

   Considerado serviço essencial durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o Jornalismo tem cumprido um papel fundamental nesse momento. A alta demanda por informação atualizada tem alterado significativamente a rotina das redações. O jornalismo mudou também seu formato e remodelou-se para atender a essa demanda, sempre focado em levar a informação verdadeira, confiável e instantânea a população.

   As coberturas tornaram-se mais extensas. Convidados com embasamento científico têm explicado quais cuidados tomar frente a uma das maiores pandemias da história da humanidade. Com todas essas mudanças radicais, como os jornalistas têm enfrentado mais essa novidade?

Marcelo Cosme - GloboNews 2.jpg
Marcelo Cosme comanda o GloboNews Em Pauta
 
Região na luta contra o vírus

Entenda as principais ações dos governos para conter a pandemia do novo coronavírus

Por Kassiane Michel

Atualizado em 1 de abril às 16:39 horas

   Desde o início de março, o Governo Estadual vem orientando os governos municipais e a população em geral para evitar a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite defende que essas medidas são necessárias pois não se trata apenas da proteção dos indivíduos. “Temos de nos proteger para evitar que transmitamos o vírus a outra pessoa, que pode ser idosa ou ter a saúde mais fragilizada", declarou. Desde então, os municípios do Vale do Sinos vem se adequando às recomendações.

Dois Irmaos Gabinete de Gerenciamento de
Prefeitura de Dois Irmãos montou um gabinete de crise

Wallpapers 
CoVID-19

Vivendo atualmente em Porto Alegre, Vini Ribeiro possui formação em Comunicação Visual; estudou Design de calçado; Ilustração e colorização; Hand Lettering; Processos criativos e Empreendedorismo.

Teve passagens em agências de publicidade como diretor de arte e hoje, ilustrador, artista e designer gráfico e tatuador, expressa sua criatividade em projetos independentes on e offline, tanto para clientes da indústria criativa quanto em customizações artísticas, que vão desde camisetas até grandes espaços físicos.

 

Com linhas fluidas e cores expressivas, os trabalhos exploram o mundo sob uma visão inusitada e irreverente, satirizando a realidade pelo filtro semiabstrato do autor.

 

Inspirado pela situação atual em que a sociedade está vivendo, o artista produziu uma série de wallpapers.

  • Branca Ícone Instagram

Você pode acessá-los também

através do perfil no instagram

@oviniribeiro

Veja mais
 
Casos no Exterior

Covid-19 no mundo: Brasileiros relatam como vivem a pandemia em diferentes países

Por Morgana Schneck

Atualizado em 31 de março às 18:10 horas

ALEMANHA.jpeg
Metrôs vazios em diferentes cidades do mundo

   A última quinta-feira (26) marcou o primeiro mês desde o primeiro caso confirmado de COVID-19 no Brasil. Durante este período, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 2.915 casos e 77 mortes.

   Com o intuito de conter a proliferação do vírus, foram adotadas medidas de isolamento social em grande parte do país. As orientações surgiram inicialmente nos municípios, com declarações de seus respectivos prefeitos. Depois, governantes estaduais se manifestaram a favor do esvaziamento das ruas.

   Essas medidas foram adotadas antes em outros países largamente afetados, como a China, que enviou seu primeiro alerta à OMS, em 31 de dezembro de 2019. Em seguida, a Coreia do Sul e os Estados Unidos registraram seus primeiros casos em 20 e 22 de janeiro, respectivamente. No dia 31 de janeiro foi registrado o primeiro caso da Itália, lugar com o maior registro de óbitos entre todos os países, somando mais de 10,7 mil mortes até o dia 20 de março.

Brasileiros espalhados pelo mundo contam, com exclusividade para a revista K+, como a pandemia tem sido vivenciada em diferentes países.

 
Saúde mental em meio a pandemia

Manter a saúde mental é essencial durante a pandemia

Por Júlia Bervanger

Atualizado em 29 de março às 18:55 horas

   O momento em que vivemos é completamente novo e o desconhecido assusta. Medo, preocupação e estresse são sentimentos normais, mas como lidar com essas emoções? Manter-se mentalmente saudável durante o período de isolamento social é essencial, mas como conseguir manter-se equilibrado? Como lidar com o estresse gerado pelo medo? E no trabalho, devemos ser 100% produtivos e estar ocupados o tempo todo? Para quem adotou o modo de trabalho em casa, vai ser como no ambiente de trabalho? E as informações, é importante manter-se atualizado o tempo todo sobre a Covid-19 e por todos os meios de comunicação possíveis? Com base nessas perguntas, a doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e professora da Universidade Feevale, Carmem Giongo, deu algumas dicas para que você se mantenha mentalmente saudável e saiba como agir com sabedoria em um momento tão delicado como esse.

alcool%20gel_edited.jpg
Ilustração: Juliana Dörr Arnold

Ensaio Fotográfico

#FICANDOEMCASA

Por: Gilbeli Ughini

   Neste ensaio procurei retratar algumas situações do novo cotidiano da minha família. Inseridas depois que recomendações foram propostas pelas organizações de saúde para tentar conter a pandemia do covid-19. Vírus que surgiu de maneira agressiva e com consequências gravíssimas.

   Sendo quase um relato, as imagens mostram algumas ações e adaptações que acredito que todas as famílias, que na mesma situação, devem ter realizado em algum momento.

   Espaços criados para atender necessidades de trabalho, como um home office que não existia, rotinas de estudo e atividade física para as crianças, distrações alternativas, afastamento social e cuidados importantes de higiene foram algumas dessas mudanças adotadas nas nossas vidas.

   Este ensaio é um registro da situação que estamos vivendo hoje. Enquanto for necessário, farei tudo que for preciso para manter a minha família segura.

Veja mais
 
​É Fato ou Fake?

Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia fala sobre mitos e verdades do COVID-19 

Por Taciane Bönmann 

Atualizado em 24 de março às 13:45 horas

  A pandemia de Covid-19, vírus conhecido como novo coronavírus, tem exposto outro grave problema dos tempos atuais. Notícias falsas tem confundido a população, aumentando a incerteza do momento. Em entrevista à Agência Experimental de Comunicação da Universidade Feevale, Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e professor da instituição esclarece mitos e verdades sobre o Covid-19. 

 

  Entre as respostas do virologista, o especialista ressalta a importância das medidas de prevenção serem seguidas e respeitadas. Seu prognóstico é de que o vírus tende a piorar nos próximos meses aqui no Brasil, o que reforça a necessidade de se prevenir e reforçar o isolamento social.

 

  Na entrevista Spilki esclarece mitos sobre a origem do coronavírus e sobre uma suposta vacina que promete combater a pandemia. Salienta também que receitas caseiras podem trazer uma falsa sensação de segurança, advertindo o uso de qualquer tipo de receita caseira como forma de combate ou prevenção do Covid-19.

 

Confira a conversa do professor com a Mariana Giacomet:

 
3447060_edited.jpg

Faça sua parte. Informe-se por canais seguros e não compartilhe informações imprecisas, principalmente por canais como WhatsApp. 

Onde buscar informações seguras:

 

NÚMEROS ATUALIZADOS

MUNDO

4.710.614 CASOS

315.023 ÓBITOS

BRASIL

241.080 CASOS

16.118 ÓBITOS

RS

3.735 CASOS

142 ÓBITOS

VALE DO SINOS

326 CASOS

8 ÓBITOS

Atualizado em 18 de Maio de 2020

A pandemia do novo coronavírus alarma o mundo e coloca os profissionais da comunicação em cobertura de guerra. Números são atualizados a todo instante, levando informação à população mundial, na tentativa de conter a disseminação do vírus. Nós, da Agência Experimental de Comunicação  da Universidade Feevale, estamos neste movimento, trazendo informação em tempo real. 

logotipo da agecom feevale

AGECOM

agência experimental de comunicação da Feevale

FALE COM A GENTE:
agecom@feevale.br
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2020 agecom feevale