ana-grave-gHcWaeldgtQ-unsplash.jpg
00 logo b.png

EDIÇÃO

2021

/01

- Música -

Foto: Ana Grave / Unsplash

 

NÃO DEIXE DE CONFERIR

veja outros destaques desta edição

MÚSICA ELETRÔNICA

Por Giovana Matte

Atualizado em 30 março 2021

A música brasileira é referência mundial. Mas para além dos sucessos clássicos da MPB e dos populares do sertanejo e do funk, o “jeitinho brasileiro” anda impactando outro estilo musical: a música eletrônica. Com artistas nacionais marcando presença internacionalmente e festivais brasileiros chamando a atenção do mundo inteiro, o Brasil vem se expandindo dentro desse cenário. Atualmente, é visto como um dos lugares mais promissores para o mercado da música eletrônica, abrangendo desde os estilos mainstream (populares) até as vertentes mais underground (alternativas).

Na foto: o DJ Bernax
DJ Bernax.JPG
 
 (5).jpg
PLAYLIST

 SOLTA O SOM, DJ! 

Se liga nessa playlist que montamos pra te

acompanhar na leitura dessa edição.

 

Entra no clima. Aumenta o som!

8ec63d26d98d295993e1b29d341f1502-iacute-
818a81ad591b502e6ab341ec11109496-iacute-
 
LIVES E DRIVE-IN

A REINVENÇÃO DOS EVENTOS MUSICAIS EM TEMPO DE PANDEMIA

Por Julia Bervanger

Atualizado em 05 de abril

Completando um ano de pandemia da COVID-19, que foram muito provavelmente os 365 dias mais atípicos da última década, listar ao menos três coisas que não sofreram mudanças é uma tarefa quase impossível. Por outro lado, se fossem enumeradas as que sofreram algum tipo de mudança, as que estariam ocupando as primeiras colocações com certeza seriam as atividades que envolviam aglomerações, como eventos culturais, em sua maioria shows, festivais, e festividades em geral. E como qualquer outro ramo que sofreu com as consequências econômicas, o mundo da música, que é um dos que vem nos entretendo em tempos de isolamento, passou por muitas modificações.

elias - oficial br 3.jpg
Na foto: o DJ Bernax
CORAIS

Por Tiago Braun

Atualizado em 30 de março

A música transforma a vida das pessoas e faz sentir emoções únicas em quem canta e em quem ouve. É a partir desse conceito que vamos conhecer um pouco de alguns corais da nossa região, através das suas histórias, os seus repertórios, o período de adaptação durante a pandemia, o significado para quem faz parte dos grupos, além de outras curiosidades sobre o assunto.

foto%204_edited.jpg
 
 
TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO

Por Mariana Giacomet

Atualizado em 12 de abril

A tecnologia vem transformando absolutamente tudo ao nosso redor. A forma como nos comunicamos, o jeito de consumir conteúdo, o compartilhamento de histórias diárias e, claro, a forma como conhecemos artistas e ouvimos músicas. Grande parte das inovações mais recentes está voltada para o mercado de entretenimento. Música, filme, fotografia, turismo etc. Tudo se modificou para dar mais possibilidades ao consumidor e abrir novos horizontes para os produtores.

Duca Leindecker.jpg
 
MUSICOTERAPIA

Por Júnior Busz

Atualizado em 02 de abril

O autismo é um problema psiquiátrico que causa desordens no desenvolvimento neurológico desde o nascimento ou nos primeiros passos da infância. Déficit na interação social ou na comunicação verbal e não verbal, padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos e interesses fixos são algumas das características apresentadas por pacientes com autismo, podendo variar a intensidade com que cada pessoa é afetada.

Foto%201_edited.jpg
ARTISTAS X PANDEMIA

Por Diego Lorenço

Atualizado em 12 de abril

O impacto da pandemia na vida de profissionais da música e as alternativas por eles encontradas para a subsistência nesse período. Como foi dito por Milton Nascimento, na canção “Nos Bailes da Vida”- lançada no álbum “Caçador de Mim” no ano de 1981, “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. Adotando essa afirmação como premissa, nos cabe a pergunta: para onde a classe artística vai quando o povo não está em lugar nenhum?

Lokos D_Bira - Thiago Tavares.jpg