Notícias | AGECOM Feevale 

AGECOM lança o webdocumentário sobre música

HARMONIA é uma produção independente realizada pelos voluntários e estagiários do núcleo de audiovisual da Agecom que fala sobre a música e o impacto dela na vida das pessoas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

O webdocumentário HARMONIA apresenta a importância da música e o seu impacto na vida das pessoas através de histórias. Ele foi lançado na última quarta-feira, 16, e já está disponível de forma totalmente gratuita para ser assistido no canal do YouTube da Agecom Feevale. A produção contou com a participação da musicoterapeuta Anelise Kindel, do regente Federico Trindade, da psicóloga Márcia Luz da Silva e do professor de bateria William Neis.

Harmonia traz as histórias de vida conectadas através da música, que marcou não apenas as trajetórias profissionais dos personagens, mas suas vidas como um todo. “A música é minha religião, a música é a minha energia vital, a música é o sangue que pulsa no meu corpo”, afirma Federico Trindade, que desde criança viajava em grupos musicais com a família de músicos e atualmente atua como regente.

Além dele, os outros entrevistados contaram sobre sua vida e seus relacionamentos com a música, como foi o caso de Anelise Kindel, que atualmente trabalha como musicoterapeuta. No documentário ela conta que teve contato com a música desde o ventre materno, por ter a mãe professora de música. Ao longo da infância, ela e os irmãos foram incentivados a aprender a tocar instrumentos e já na vida adulta, quando ela se tornou mãe, optou por seguir carreira na área terapêutica.

O professor de bateria William Neis também teve contato com música desde o berço, por conta do pai que era apreciador de bandas e da mãe que amava dançar. “Mas foi aos 19 anos que eu tive meu primeiro contato com a bateria. Eu lembro que meus amigos resolveram montar uma banda e que eu seria o baterista, e aquilo despertou algo em mim que eu não sei explicar”, afirma William na entrevista. Ele conta que começou a tocar com em coolers para bebida e que sua avó o presenteou com sua primeira bateria. Já para a psicóloga Márcia Luz da Silva, a música se tornou parte fundamental no processo terapêutico com seus pacientes, o que já começa na sala de espera.

A liderança do projeto foi de Victoria Lauterbach Amorin, estagiária do núcleo de audiovisual da Agecom. Ela conta que o maior desafio na produção de Harmonia foi “manter uma estética visual e explicar para as pessoas como elas deveriam gravar. Encontrar depoentes também foi complicado”, afirma Victoria. Além disso, construir um documentário durante uma pandemia foi um desafio, já que não foi possível que a equipe se deslocasse para fazer a gravação de forma presencial.

O projeto também serviu como forma de preparar os acadêmicos envolvidos na produção para o mercado de trabalho. Victoria explica que continuar produzindo conteúdo audiovisual na pandemia foi uma forma de se preparar para os desafios que o futuro pode trazer. “É importante se mostrar versátil, ter experiência tanto num set presencial quanto num formato à distância. Como não fomos até os entrevistados, ficamos mais com funções de pré e pós-produção, e por sermos uma equipe pequena, todo mundo fez um pouco de tudo”, afirma ela.

O webdocumentário foi produzido inteiramente pelo núcleo de audiovisual da Agência Experimental de Comunicação Feevale.


Direção

Júlia Cruz


Produção

Victoria Lauterbach


Roteiro

Júlia Cruz

Pablo Hernandez


Narração

Victoria Lauterbach


Assitente de montagem

Pablo Hernandez


Montagem

Lenine Guimarães

Pietra Nicola


Finalização

Júlia Cruz


Orientação

Prof. Alisson Coelho

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO FEEVALE

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Behance

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2021. Agecom Feevale