
NOTÍCIAS | AGECOM FEEVALE
Fundarte lança campanha produzida por alunos da Universidade Feevale
Conduzido pela Agência Experimental de Comunicação da Universidade, o projeto contou ainda com a participação de alunos de disciplinas dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda
sexta-feira, 30 de maio de 2025
Por Eduarda da Rosa
Nesta sexta-feira (06), a Fundação Municipal de Artes de Montenegro lança a campanha “FUNDARTE, seu lugar na arte”, desenvolvida pela Agência Experimental de Comunicação (Agecom), em conjunto com acadêmicos de duas disciplinas, dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Instituição. O trabalho incluiu a realização de entrevistas e questionários junto aos públicos da Fundarte e a elaboração de um diagnóstico de comunicação, que deu origem ao posicionamento que deveria ser adotado na campanha.
Desenvolver a pesquisa para a Fundarte foi uma experiência instigante, segundo a acadêmica de Relações Públicas Cristine Ramalho Pilger, que participou da fase de diagnóstico de comunicação. “Nós estávamos aprendendo e já colocando o conhecimento em prática. E, por termos tido essa experiência com uma organização real, me sentia mais engajada durante a pesquisa, uma vez que os resultados seriam aproveitados para campanhas reais”, destaca. A acadêmica de Relações Públicas Ana Maria Schneider conta que a experiência serviu para praticar atividades da área e, em paralelo, conhecer melhor uma instituição cheia de propósito. “Acabou sendo um projeto de duas mãos: a FUNDARTE nos proporcionou a prática e nós pesquisamos, entrevistamos, organizamos dados e fizemos sugestões”, avalia.
A assessora de comunicação da instituição, Priscila Mathias Rosa, destaca a confiança estabelecida entre a Fundarte e a Agecom. “Por uma admiração e respeito ao trabalho que a Feevale já havia desenvolvido com a FUNDARTE (no reposicionamento do Canal de TV Cultura do Vale), procuramos a universidade mais uma vez”, lembra. Após o período de dedicação às pesquisas, um leque de opções de campanhas foram desenvolvidas pelos alunos. A campanha selecionada - “FUNDARTE, seu lugar na arte” - propõe apresentar os alunos como peças fundamentais da Fundação, evidenciando que todos podem conquistar seu lugar no universo das artes.
A proposta escolhida foi elaborada pelas acadêmicas de Publicidade e Propaganda Ana Julia Fernandes, Ana Julia Marinho e Diovana Koraleski. Koraleski, que é estagiária da Agecom, conta que desenvolver a campanha foi um desafio. “Ao mesmo tempo em que estava empolgada com a ideia, nunca tinha trabalhado com criação. Mas, quando soube que a nossa campanha tinha sido escolhida, foi incrível, e vê-la tomando forma é muito gratificante”. O novo slogan e as peças, também desenvolvidas pelos acadêmicos da Feevale, passam a ser adotados a partir deste mês.



Universidade Feevale - Câmpus II
Prédio Amarelo, sala 102
ERS-239, 2755 | CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS
(51) 3586 8800, ramal 8775
das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)