Notícias | AGECOM Feevale 

Palestra discute o papel do negro na comunicação

Na segunda-feira (29) a Universidade Feevale recebeu o pesquisador Wagner Machado para um bate-papo sobre práticas antirracistas na comunicação

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Por: Yasmin Mallmann


Na última segunda-feira (29) o curso de jornalismo em parceria com a Agência Experimental de comunicação da Feevale promoveu o evento "O negro na comunicação", que aconteceu no lounge em frente ao DCE às 19h30, e recebeu o convidado Wagner Machado. O público-alvo do evento eram os estudantes da Universidade que prestarão o ENADE em novembro e a proposta do bate-papo era trazer reflexões sobre comunicação antirracista.


Wagner é doutorando e mestre em Comunicação na PUCRS. Na área acadêmica, pesquisa as relações do negro na comunicação e na educação. Formado em Letras e Jornalismo, trabalha no setor de Comunicação da Faculdade de Educação da UFRGS. Especialista em Gestão Cultural e em Comunicação Pública, já trabalhou como repórter na Zero Hora, Gazeta Centro Sul, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Estado de São Paulo, UlbraTV e atuou no Colégio Israelita Brasileiro, Câmara Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre e Secretaria Estadual da Fazenda.


Para o coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuário, o evento “É realmente fundamental e o que a gente viu na apresentação já nos deu essa percepção ainda maior da urgência e da necessidade de tratar essa temática abrindo então um debate mais profundo, sobre como hoje nós vivemos essas questões e como podemos trabalhar pra criar ambientes mais plurais e com maiores oportunidades. Então foi fundamental ter esse tipo de debate sendo apresentado, esse tipo de questão apresentadas".


Para a professora do curso de Relações Públicas, Adriana Stürmer, o evento é de suma importância pois “Nem sempre identificamos o nosso próprio racismo, e nem sempre percebemos o racismo presente em um produto de comunicação. Por isso, discutir a presença do negro nesse contexto é importante para qualquer pessoa, estudante ou não, da área de comunicação ou não. Esse tema, felizmente, tem suscitado discussões que podem vir a ser resgatadas na prova do ENADE, tanto nas questões gerais quanto nas específicas da área de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. O que esperamos é que nossos alunos sejam sensíveis a esse assunto, compreendendo-o com cada vez mais clareza e empatia".

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO FEEVALE

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Behance

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2021. Agecom Feevale