top of page
white-crinkled-paper-texture.jpg
Mapinha-03.png

NOTÍCIAS | AGECOM FEEVALE

Uma manhã de capacitação: 'Desafios da Coprodução internacional - Ancine'

No museu de Cinema, o estímulo à produção de filmes ibero-americanos foi pauta principal.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Por Laura Stumm


Ocorreu na manhã desta Sexta-Feira (18/08), a capacitação dos 'Desafios da Coprodução Internacional – Ancine', sob a direção de Leticia Godinho, no Museu do Cinema. No evento, foram apresentadas a representação da Ancine, juntamente ao programa Ibermedia - o qual é um programa de estímulo à produção e à distribuição de filmes ibero-americanos. A Ancine contribui financeiramente para a Ibermedia, auxiliando na ajuda com recursos de fundos. Atualmente, a representação da Ancine junto ao Ibermedia ocorre em 22 países, entre eles Argentina e Brasil.


Através da parceria, a Ancine realizou concursos com o intuito da seleção e o apoio a projetos de coprodução, havendo duas iniciativas neste sentido nos anos de 2015 e 2019. Nos anos de 2003 a 2018 houve concursos bilaterais aos quais eram destinados a seleção e ao apoio financeiros a projetos de coprodução internacional, sendo cinematográficos de longa-metragem.


A partir da realização destes concursos, a Ancine apoiava os órgãos coprodutores minoritários. Neste ano estão sendo retomadas as ações bilaterais destinadas à seleção e ao apoio financeiro para as coproduções. Os projetos elegíveis para o concurso são projetos de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário e animação. 


Conforme dados apresentados, as coproduções cinematográficas lançadas no Brasil de 2005 a 2023 foi de 238, havendo uma queda no ano de 2020 em decorrência da pandemia de COVID-19.


Apresenta-se que a política internacional da Ancine tem um efeito positivo com o incentivo ao aumento das coproduções internacionais entre o Brasil e outros países. Finalizando com a mensagem de que o incentivo as coproduções internacionais é algo maior, sendo a internacionalização do audiovisual brasileiro.




Mapinha-03_edited_edited.png
agecom feevale .png

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2022. Agecom Feevale
bottom of page