Notícias | AGECOM Feevale 

Universidade Feevale promove a 32º edição do Projeta-me

Futuros estilistas da Universidade Feevale apresentam suas coleções no Projeta-me, que contará neste semestre com Fashion Film do desfile virtual e um catálogo digital

segunda-feira, 14 de junho de 2021

O Projeta-me chega à sua 32ª edição neste semestre promovendo a aproximação dos acadêmicos do curso de Moda da Universidade Feevale com a comunidade e o mercado de trabalho. O lançamento do Fashion Film do desfile virtual e do catálogo digital acontecerão no dia 30 de junho às 20h no canal do YouTube da TV Feevale.

O evento faz parte do currículo acadêmico de estudantes do Curso de Moda. Ele permite aos alunos mostrarem seu potencial criativo, através do desenvolvimento de habilidades práticas aliadas às teorias aprendidas ao longo das disciplinas do curso. O Projeta-me tem como objetivo apresentar as coleções desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Projeto de Coleções – Trabalho de Conclusão II, sob orientação das professoras Ana Hoffmann e Renata Lodi, em forma de um desfile.

O evento precisou passar por mudanças devido à pandemia da COVID-19 e já está em sua terceira edição em formato completamente online. Neste semestre, o conceito e execução do evento estão sendo realizados pelo Centro de Design. A professora Renata Fratton Noronha, professora responsável, ressalta que "todo o mercado da moda precisou se reinventar, o mesmo aconteceu com as aulas e toda ideia que se tinha em torno do evento. Ele marca a formação dos nossos alunos e também, nesse momento histórico, a resiliência e capacidade de adaptação deles frente a esse cenário caótico”.

O conceito do evento nesta edição fala do futuro na indústria da moda, que se apresenta como orgânico, assimétrico e distópico:


“A dimensão que acessamos pelas telas transcende o mundo físico. São novas possibilidades, novas relações, corpos, estéticas.

O agora tem todas as formas. Talvez a moda não precise impor um padrão e apenas abraçar o diferente, o diverso e assim cumprir uma de suas mais importantes funções: ser, simplesmente, expressão.

Para além das redes sociais, as passarelas superaram os limites entre o que chamamos de real e aquilo que conhecemos como virtual. Na edição de número 32, o conceito do Projeta-me se materializa sobre um avatar. O corpo tridimensional é abrangente, simulado, pode ser interpretado, manipulado de diversas formas.

É a realidade expandida, onde físico e digital andam juntos. Um local para expressão de causas, propósitos e, por que não, cenário para a construção de novos sistemas sustentáveis” - Renata Fratton Noronha


Dentre as coleções desenvolvidas pelas formandas nesta edição, destaca-se o trabalho de Patrícia Muriel, com a coleção Assimetria. Sua pesquisa é voltada para mulheres com desvios posturais como a lordose, escoliose e hemiplegia causada por acidente vascular cerebral. A coleção traz peças com fechamentos específicos para cada particularidade, traços assimétricos e desconstrução nos recortes. Um projeto que une questões de cunho social à ciência e à moda.


“O Projeta-me é como mostramos que nossos alunos estão prontos para os desafios do mercado de trabalho. São profissionais criativos, dinâmicos, resilientes e preocupados com questões sociais, ambientais e tecnológicas” - Renata Fratton Noronha


O evento é uma realização do Centro de Design, do curso de Moda, em conjunto com a produtora Feevale, com apoio da Agência Experimental de Comunicação Feevale (Agecom/Feevale)


Conheça as acadêmicas e suas coleções:


Débora Sauer - Coleção: Cores do Oriente

Trazendo referências da cultura indiana, a coleção, que faz o uso de barrados e apresenta técnicas manuais de estamparia, reflete a festividade e a energia dessa cultura tão marcante.


Élica Vechiett - Coleção: O bordado na história

A coleção tem como tema de Inspiração os delicados e preciosos bordados do século XVIII, a coleção foi desenvolvida a partir dos detalhes, das cores e do entrelaçar dos fios, das formas e dos bordados.


Giulianna Arcari - Coleção: Nostalgia dos anos 80 e Vaporwave

A partir da extravagância de cores, sobreposições e atemporalidade a coleção de moda encontra na nostalgia de 1980 sua referência estética.


Jennifer Barcelos - Coleção: Be Brave

Inspirada na jornada de Mulan, com elementos que remetem a personagem e a indumentária imperial chinesa, a coleção infantil traz a delicadeza e a força desta que se tornou uma guerreira e salvou seu país.


Juliana Hofstaetter - Coleção: Valsa das Sombras

O figurino "A Valsa das Sombras" deseja olhar além do vestir o corpo que dança. Ele carrega um discurso de sensibilidade, criatividade e possibilidades que se transformam em ideias, imagens e movimentos em cena.


Kelyn Konrath - Coleção: (RE)FORMAL

A coleção busca um novo olhar para vestir o traje formal com ênfase no contexto pandêmico.


Letícia Sbardelotto - Coleção: Let’s enjoy

Tendo como referência o final dos anos 70, da era disco, com inspiração na boate Studio 54, a coleção vem com muito brilho, decotes e transparência.


Luana Schallenberger - coleção: TPWK

Inspirada no artista Harry Styles que em uma de suas músicas intitulada “Treat people with kindness” fala da importância de tratar os outros com gentileza, se sentir bem com essa ação e por consequência fazer o bem ao próximo.


Patricia Muriel - coleção: Assimetria

Voltada para mulheres com desvios posturais como a lordose, escoliose e hemiplegia causada por acidente vascular cerebral, a coleção traz em suas peças fechamentos específicos para cada particularidade, traços assimétricos e desconstrução nos recortes.

Design sem nome (2).png

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO FEEVALE

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Behance

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2021. Agecom Feevale