top of page
white-crinkled-paper-texture.jpg

NOTÍCIAS | AGECOM FEEVALE

Você conhece a história do Festival de Cinema de Gramado?

Em entrevista, Romeu Dutra (primeiro secretário de Turismo de Gramado) conta sobre a idealização e início do festival da cidade.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Por Keila Massaia


Em sua 51º edição, o Festival de Cinema de Gramado celebra o que há de novo nas telas do Brasil e da América Latina, promovendo debates, conferências, encontros e discussões sobre a esfera cinematográfica.


A primeira edição do evento foi no verão de 1973 e, ao longo de cinco décadas ininterruptas, Gramado se tornou a capital nacional do cinema. Todos os anos reúne milhares de pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores, celebridades e profissionais da imprensa no Palácio dos Eventos, sede do evento. Ao longo de sua história, o festival exibiu algumas das melhores obras cinematográficas do Brasil e de países próximos. Receber o sorridente Kikito, premiação máxima, é sinônimo de reconhecimento da indústria, críticos e também do público.


O evento, que celebra neste ano sua 51º edição, passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Romeu Dutra, o primeiro secretário de Turismo de Gramado, idealizador e um dos pioneiros do Festival de Cinema, comenta que o Festival de Cinema começou 'por acaso'. Segundo Dutra, "Gramado ficou durante um longo tempo sem cinema. Havia o cine Kassick, mas ele foi extinto. Então, aos finais de semana, lotávamos dois ônibus para ir para o cinema de Canela.” Posteriormente, com o apoio da prefeitura, o Cine Embaixador foi criado. “Passamos a ter um belo cinema em Gramado. Ele já sofreu muitas modificações. Hoje é um cinema com cerca de mil lugares mas à época era um cinema bem pequeno”, completa. O Cine Embaixador passou a se chamar Palácio dos Eventos, se tornando também a sede do Festival de Cinema.


Com este espaço, a proposta inicial foi idealizar eventos para divulgar a cidade. “O primeiro evento que fizemos foi a Feira Nacional do Artesanato, a FEARTE, que aconteceu em agosto de 1972. Em janeiro, tivemos então a primeira edição do Festival de Cinema”, relembra Dutra. E o que seria o evento mais importante dos gramadenses começou com o pé direito. “O filme vencedor na primeira edição foi 'Toda Nudez Será Castigada', de Arnaldo Jabor, que acabou sendo proibido no Brasil, mas também ganhou o festival na Alemanha. À época, era o Festival de Gramado que fazia os lançamentos dos grandes filmes brasileiros”.


A 51° edição do Festival acontece dos dias 11 a 19 de agosto, com a cobertura da Agecom Feevale acontecendo dos dias 14 a 18,  no Instagram @agecomfeevale .






Mapinha-03_edited_edited.png
Mapinha-03.png
agecom feevale .png

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2024. Agecom Feevale
bottom of page