top of page

Notícias | AGECOM Feevale 

Feevale promove evento sobre a desinformação na era digital

Na próxima quarta-feira (28/09), em uma parceria da AGECOM com o Diretório Acadêmico de Comunicação, Alisson Coelho e Igor Müller irão palestrar sobre as chamadas fake news

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Por: Yasmin Mallmann


Para debater sobre a desinformação na era digital, durante a Semana Acadêmica 2022 da Universidade Feevale, que acontecerá do dia 26 de setembro até dia 30 de setembro, a AGECOM (Agência de Comunicação Experimental da Universidade Feevale) juntamente com o Diretório Acadêmico de Comunicação irão promover uma aula aberta sobre o assunto, “Desinformação nas redes e na vida – a era das fake news”, que ocorre nesta quarta-feira (28) às 19h30 no Salão de Atos do Campus II. Os palestrantes serão Alisson Coelho, jornalista e professor da Universidade e Igor Müller, jornalista e editor-chefe no Grupo Sinos.


Igor Müller é graduado em jornalismo pela UNISC e atualmente é editor-chefe dos jornais/sites do Grupo Sinos, liderando uma equipe de 52 profissionais. Neste período eleitoral, ele também faz parte do Conselho Editorial do Projeto Comprova. Já trabalhou no Jornal do Povo, Gazeta do Sul, Portal Gaz e Gazeta Grupo de Comunicação, respondendo por jornal diário, jornal semanal, site e cinco emissoras de rádio.


Para o editor-chefe, o tema a ser abordado jornalismo e a desinformação, se interligam. “O jornalismo é fundamental neste processo. É o bom jornalismo que segue critérios técnicos de apuração, separando o que é fato do que é boato. É o bom jornalismo que está ampliando muito a checagem de fatos, alertando a sociedade para mentiras e distorções vindas especialmente de autoridades políticas. Está claro que no momento em que proliferam 'notícias' fraudulentas a serviço de interesses políticos e econômicos e que instituições e mecanismos democráticos parecem perder a efetividade, aumenta a importância de uma postura vigilante de parte do jornalismo profissional, tão atacado nos últimos anos. Merval Pereira, jornalista que preside a Academia Brasileira de Letras, escreveu que 'é o jornalismo, seja em que plataforma se apresente, que continua sendo o espaço público para a formação de um consenso em torno do projeto democrático'”.


Alisson Coelho é jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Atualmente realiza pós-doutorado em Comunicação na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais, da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como repórter e editor nos principais grupos de comunicação do Rio Grande do Sul, com passagens pelos grupos, Sinos, Record e RBS. Trabalhou ainda em assessorias de imprensa na área política, corporativa e de eventos e coordenou a comunicação da Comusa Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Atualmente é professor da Universidade Feevale e coordenador da Agência Experimental de Comunicação (Agecom/Feevale).


“A desinformação, uma notícia falsa, o boato, eles sempre existiram, O que mudou nos últimos anos, obviamente, é a capacidade de circulação dessa desinformação a partir da internet que potencializa isso de uma forma muito ampla e muito rápida. A desinformação, a mentira, a fake news é hoje um fenômeno extremamente preocupante para as democracias em todo o mundo".


A palestra será aberta ao público, contemplando todos os alunos da Universidade Feevale a toda a sociedade. Além disso, o evento será gravado e postado no canal do Youtube da AGECOM (AgecomFeevale), na semana seguinte.


Para o coordenador do curso de Jornalismo, Marcos Santuário o tema a ser debatido possui uma grande importância, "É Fundamental separar a questão do que é notícia, ou seja, o que é news, e o que é fake, ou seja, o que é falso. Por isso a ideia de cada vez mais entendermos as questões relacionadas à desinformação. Quando a universidade abre espaço pra uma discussão desse nível, com profissionais que vivem essas realidades, é um momento muito importante de participação de todos os envolvidos nessa área da comunicação para a gente contribuir, pra que cada vez mais possamos entender esse universo da desinformação".

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO FEEVALE

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Behance

Universidade Feevale - Câmpus II

Prédio Amarelo, sala 102

ERS-239, 2755  |  CEP 93525-075 | Novo Hamburgo, RS

(51) 3586 8800, ramal 8775

das 9h às 12h e das 14h às 18h (só dias úteis :)

2021. Agecom Feevale
bottom of page