top of page
  • Foto do escritoragecomfeevale

Feminismo: porque você não precisa ter medo dele

Por Larissa Carlosso Atualizado em 10 de dezembro de 2020



Apesar de ocupar o centro de muitas das discussões recentes, principalmente com o avanço e o alcance das redes sociais, o feminismo existe há muito tempo. Ele surgiu como um movimento organizado pelas mulheres na metade do século 19 com um objetivo central: a conquista da igualdade de gênero. Mesmo com tanta luta, o movimento ainda é visto negativamente em alguns meios e, para muitos, ele seria uma batalha das mulheres contra os homens. No entanto, não há o que temer. Se você acredita que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, você acredita no feminismo.



Como tudo começou

Ao longo de sua história o movimento ficou marcado por três momentos importantes, também conhecidos como ondas. A primeira delas, datada do fim do século 19 e meados do século 20, foi liderada pelas sufragistas – ativistas que reivindicavam o direito ao voto para as mulheres.

A segunda onda se consolidou nas décadas de 1960 e 1970 e ficou bastante conhecida como uma fase de luta pelos direitos reprodutivos e discussões acerca da sexualidade. Como parte desse calendário histórico, está também a chegada da pílula anticoncepcional ao mercado norte-americano, no dia 18 de agosto de 1960. Ela virou um marco da revolução sexual, já que oferecia às mulheres a possibilidade de prevenir a gravidez.


Fotos: Andiara Heisler



Já nos anos 1990, veio à tona a terceira onda, quando a ideia da interseccionalidade entrou em pauta. Ela jogou luz sobre a importância de debater diferentes opressões – de etnia, de classe e sexual –, de forma a expor e celebrar as diferentes formas de ser mulher.

Durante todos esses anos, algumas feministas se destacaram como figuras centrais do movimento. A francesa Simone de Beauvoir, autora de O Segundo Sexo (1949), é uma delas. É dela a famosa citação: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.


Para a relações públicas, feminista e ativista Vivian Maurelli, as mulheres estão lutando contra a repressão sofrida pelo patriarcado desde que o mundo é mundo. ‘’Antes disso ser datado ou ter um nome, se chamar feminismo, a gente já encontrava meios para resistir a essa opressão. O feminismo é importante porque representa tudo o que as mulheres vêm construindo para poder viver na sociedade.’’



Liberdade é a palavra-chave


Entre os assuntos frequentemente levantados hoje pelo movimento estão: assédio, violência doméstica e sexual, feminicídio, representação da mulher na mídia, desigualdades no ambiente de trabalho, padrões de beleza, maternidade solo, direito sobre o próprio corpo e orientação sexual.

A importância de suas bandeiras se comprova nas estatísticas. Em um ranking de 83 países estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição como nação que mais mata mulheres no mundo. Apesar de termos a lei mais avançada do mundo no combate à violência doméstica, de acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada 7,2 segundos uma brasileira é vítima de agressão física. Em nosso país, as mulheres ainda recebem, em média, 76,5% do salário dos homens na mesma função. Além disso, em dez anos, ganhamos mais de 1 milhão de famílias formadas apenas por mães solo.

Vivian acredita que o feminismo no século 21, anda de mãos dadas com o movimento dos anos 60, 70, 80, em que as mulheres estavam lutando pelo voto. ‘’Ainda hoje a gente precisa lutar para não ser morta, estuprada, para ter direito sobre nossos corpos. A luta feminista desse século se assemelha a luta feminista das outras décadas, mesmo que a gente tenha evoluído, ainda assim a gente não consegue chegar em um campo de equidade, não conseguimos nos igualar aos homens nesses campos em que estamos chegando. Os homens estão dominando esses campos há muito tempo, e as mulheres estão tentando chegar lá. As lutas, por mais que a gente vá aderindo novas pautas, elas ainda permanecem as mesmas. As mulheres precisam resistir às opressões da mesma forma em que resistiam antes.’’



A interpretação equivocada

Ainda que muita gente o critique a fim de deslegitimá-lo, o feminismo se mantém forte como um movimento plural, que defende indiscriminadamente a liberdade das mulheres, contra os estereótipos e a favor da pluralidade, incluindo de escolhas.

Enquanto o machismo oprime – até os homens –, o feminismo liberta. O “pedágio” imposto aos meninos desde a infância, como forma de validar sua masculinidade, também é um tipo de violência compreendida pelas feministas. Elas defendem que homens também choram, são sensíveis, precisam superar a figura do provedor, devem dividir as tarefas domésticas e podem se relacionar emocional e sexualmente da maneira como desejarem.

Para Vivian, está tudo bem algumas mulheres não se considerarem feministas, mas se elas parassem para pensar e analisar tudo o que acontece e o quanto são beneficiadas, tudo vêm com uma mão das lutas das mulheres que vieram antes, e que preparam o mundo para gente. Hoje é o nosso legado, preparar para as próximas gerações, para que seja mais fácil.

O feminismo é um movimento organizado e protagonizado pelas mulheres, mas não apenas em prol delas. Para tanto, os homens também podem e devem participar dele. Como? Sendo empáticos às suas causas, reavaliando suas posturas e se opondo a atitudes machistas dos amigos.


 

NÃO DEIXE DE CONFERIR

veja o ensaio fotográfico da Andiara, autora das

fotos desta reportagem, na íntegra:


8 visualizações0 comentário
bottom of page